Dicas

7 Dicas Entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Você foi selecionado para a tão esperada entrevista! 

E agora?

Convido você a refletir:

Será que o seu currículo despertou o interesse do recrutador?

Podemos dizer que ao ser chamado para uma entrevista existe uma boa porcentagem de você conquistar a vaga tão esperada, mas para tanto, como vender a sua imagem ao vivo e a cores e demonstrar que é a pessoa ideal para a vaga?

Para isso segue alguns questionamentos:

  • Revisou seu currículo e imprimiu uma cópia para entregar ao entrevistador?
  • Está vestido(a) de forma adequada
  • Pesquisou sobre a Organização, missão, valores, principais produtos?
  • Devo cumprimentar o entrevistador formal ou informalmente?
  • Saio falando tudo para mostrar preparo ou espero o entrevistador perguntar?

Neste artigo, você vai enxergar que a preparação faz a total diferença, pois não importa o seu nível de confiança, fazer uma entrevista de emprego não é fácil, sendo assim se você já se candidatou, se o seu currículo está de acordo com os requisitos da vaga em si e se você já foi chamado para a entrevista, eu lhe darei algumas dicas de  como deve ser sua desenvoltura, seu comportamento e desempenho, ou seja, com atenção e algumas estratégias será possível deixar o nervosismo de lado e se sair muito bem nessa!

1.  Demonstre interesse

Demonstrar interesse pela empresa e pela vaga ofertada é fundamental, para isso levante informações relativas ao cargo oferecido, à organização, seus produtos e serviços, seu histórico, valores, entre outras informações que julgar necessárias.

2. Seja Pontual

Programar-se para chegar no horário combinado em uma entrevista é essencial, porem imprevistos ocorrem e nesse momento a dica é avisar com a maior antecedência possível se existir o risco de um eventual atraso.

 3. Vestimenta (Atenção ao seu vestuário)

Cada empresa tem à sua maneira de vestir, por isso, ao ser chamado para uma entrevista de emprego, escolha suas roupas corretamente

Tudo é uma questão de bom senso e do perfil da empresa. Caso a empresa possua um Estilo Formal sugerimos: Terno com gravata, camisa e calça social, blusa com saia de comprimento médio (até o joelho), vestidos com comprimento médio (até o joelho), porem se a empresa tem Estilo descolado sugerimos: Calça jeans, camisa social ou polo, blusas de cores e estampas leves.

Para homens: Em hipótese alguma compareça de calção, chinelo, regata, boné, camisa de time, estampas marcantes, adornos marcantes entre outros.

Para mulheres: Evite maquiagens fortes, esmaltes fluorescentes, saias curtas saias, camisas decotadas, acessórios exagerados, entre outros.

4. Antes de ser entrevistado

Seja simpático com a recepção, ao se sentar não seja como um robô tente se sentir o mais confortável possível (mas sem exageros) lembre-se você está em uma entrevista e não em algum cômodo de sua casa, por mais que a ansiedade com a entrevista seja grande, fique tranquilo evite roer unhas, andar de um lado para o outro, fazer perguntas frequentes a recepção, o corpo fala e, nessa hora, você deve demonstrar interesse e energia.

5. Chegou o entrevistador e agora?

Ao ser chamado levanta-se, acene com a cabeça e vá ao encontro do entrevistador e de um aperto de mão firme, não será necessário um forte aperto, mas não vale aquele aperto de mão frouxo e desanimado, ao mesmo tempo de um sorriso, demonstrando interesse.   Assegurar ao entrevistador uma boa impressão, energia positiva, um sinal de que o candidato você esta feliz por aquele momento, portanto, fisionomia aberta e receptiva, olhe no olho e crie uma conexão com a pessoa que vai conduzir a entrevista.

6. Conheça seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria “Autoconhecimento”

É importante que o candidato esteja preparado para valorizar suas qualidades e argumentar como lida com seus defeitos sem que eles se transformem em prejuízos na entrevista, sendo assim  grande partes das entrevistas de emprego surgem  perguntas como: “Quais são suas principais habilidades, ou seus pontos fortes?”, “Quais são seus pontos fracos, ou qual erro já cometeu em outras empresas?”, “Como você se vê profissionalmente no futuro?”, “Onde pretende estar daqui a 5 ou 10 anos”, e por final “ Por que você deve ser escolhido?

Para responder a estas questões será necessário pontuar de maneira satisfatória, entender o seu perfil, com isso é importante que você se conheça e saiba quais são suas principais habilidades e talentos, além das fraquezas e o que pode ser melhorado.

O ideal é fazer uma lista de suas competências, habilidades, atitudes, pontos que precisam de melhoria, e explicar quais vantagens você possui para ser contratado, antes de participar da entrevista. Isso evita que você seja pego de surpresa e não saiba responder alguma pergunta específica sobre o seu perfil.

7. O que dizer na despedida

O momento final é a última oportunidade de garantir uma boa impressão para o entrevistador, por isso despeça-se com um sorriso demonstrando tranquilidade e segurança. Cumprimente o entrevistador, agradeça o seu tempo, lembre-se as empresas gostam de pessoas que têm princípios, valores e caráter.

Para fechar nosso artigo te faço uma pergunta!

Qual é o seu diferencial em relação aos outros candidatos?

 Nesse momento convido você a refletir e entender as suas melhores características, além disso, inovar em seu julgamento pessoal. Qualidades como perfeccionismo, trabalho bem em equipe, é comum na grande parte das respostas, com isso nesse momento busque a Inovação, busque ser criativo, traga algo que o torne o diferencial. 

A vida é um eterno convite para a preparação, então esteja confiante, acredite em seu potencial e procure agir de forma natural e espontânea, pois assim é a melhor forma para transmitir segurança.

Adriana Carvalho

Diretora de RH

Master Coach – Palestrante